Projeto Integrador

Projeto Integrador

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Atualização Semanal - Fundição e Usinagem

Olá, visitantes do Blog!

Hoje traremos atualizações sobre a fundição do latão: a primeira etapa de muitas.

A fundição não foi feita antes nessa semana devido a algumas complicações técnicas e organizacionais. Esclarecendo, foi enviado um email do Coordenador do Curso de Engenharia Mecânica Guilherme Souza para a turma, do qual é possível ver na Figura 1 abaixo.

Figura 1. Captura de tela do email enviado para os alunos participantes de Projeto Integrador.
Fonte: própria.

Dada a condição que o coordenador postulou, é cogitada a possibilidade da usinagem do corpo de prova a partir de uma empresa externa. Assim, o plano envolve que o primeiro corpo de prova (CP) seja criado dentro do SENAI CIMATEC; os subsequentes que sejam necessários, a partir dos lingotes, seriam replicados a partir deste primeiro. Caso isso seja viável, será levado para discussão com o orientador Mauricio Camargo nesta sexta feira.

Assim, hoje foi feita a limpeza do recipiente de fundição (cadinho) e também o corte e compactação dos fios de latão que serão fundidos. Ambas atividades são extremamente importantes para evitarem quaisquer tipo de contaminação e irregularidades de fundição na peça final. A compactação, também, aumenta o aproveitamento. Conversou-se a respeito do comportamento do fio quando compactado similar a uma mola (tendendo a voltar à região inicial depois da tensão). Assim, a solução proposta envolvia a trituração dos fios; porém, não foi necessária de ser aplicada.

Figura 2. Cortador de mesa utilizado para cortar os fios.
Fonte: própria.

A compactação não foi realizada hoje, devido à superocupação do laboratório. Logo, hoje os fios foram cortados e juntos, para que seja feita uma compactação com maior facilidade.

Figura 3. Fios de latão cortados e juntos, prontos para compactação.
Fonte: própria.
Foi comprado também o material para que pudessem ser limpos os fios, e a contaminação pudesse ser evitada.

Figura 4. Produto de limpeza para os fios de latão.
Fonte: própria.


Será trazida mais uma atualização nesta postagem acerca do processo de fundição, uma vez que ainda não foi concluído. Ainda falta levar os materiais ao forno e executar a fundição.

[POST EDITADO DIA 23/10/2015 - 20:40]

Hoje, fizemos a fundição do material, com a supervisão do professor Fábio Lora.

Foi decidido, com o aval do professor e coordenador do curso Guilherme Souza, o compartilhamento de dados entre as equipes. Uma vez que a quantidade de corpos é limitada, todas as equipes se submeterão a processos iguais/similares de fundição e usinagem para obterem resultados similares, que possam ser adaptados para todos os alunos participantes do Projeto Integrador. Gerando este pool de recursos, foram estabelecidos entre as equipes os seguintes parâmetros:
  • 1200ºC a temperatura do forno;
  • 30 minutos o tempo de fundição;
  • Abrir 20 minutos antes para verificar o estado;
  • Despejar no molde, e resfriar com água 10 minutos depois.
Foi encontrado também um torneador externo, que criaria três corpos de prova pelo valor de 100 reais. Assim sendo, fazendo a divisão entre todos os membros de todas as equipes, R$6,50 por membro fica um valor barato e acessível para o resultado.

Figura 5. Procedimento de limpeza de latão, com (da esquerda para a direita): Carlos Cailan, João Gabriel de Andrade, Gustavo Silva e Gabriel Santanna.
Fonte: própria.

Como planejado, foi feita a limpeza do latão para que fossem evitadas impurezas da peça final, após a solidificação do metal líquido.

Figura 6. Componentes Lucas Naves e Carlos Cailan (esquerda pra direita) realizando a compactação do latão.
Fonte: própria.
Feita a compactação do material, ele foi levado para a fundição, no laboratório local.

Figura 7. Inserção do latão para sua fundição, acompanhada pelo professor Fábio Lora (à esquerda).
Fonte: própria.

Utilizando os parâmetros informados acima, o material foi retirado para ser despejado e solidificado.

Figuras 8 e 9. Despejo do latão fundido no molde, acompanhado pelo professor Fábio Lora (à direita da figura 8).
Fonte: própria.

O resultado final, após ter sido resfriado em água, foi o lingote que será futuramente usinado, criando o corpo de prova para testes mecânicos.

Figura 9. Lingote de latão criado pela equipe.
Fonte: própria.
Com o lingote pronto, o próximo passo será uma segunda fundição (ainda a ser marcada) e o início do memorial de cálculo para o relatório final.

Obrigado pela atenção!


Atenciosamente,
Equipe Solarium Engenharia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário