Projeto Integrador

Projeto Integrador

terça-feira, 6 de outubro de 2015

Atualização Semanal - Definição de Objetivos

Olá, visitantes do Blog!

Como dito na postagem anterior, nós somos a equipe Solarium Engineering, e nós estaremos responsáveis por executar o Projeto Integrador durante o nosso trimestre de estudo.

Considerando o objeto de estudo e como será feito (fundição do latão), a procura foi primeiro saber sobre o fio de latão que será utilizado. A equipe conversou com Carlos, funcionário da área de Metalografia do SENAI CIMATECⒸ, para verificar sobre a possibilidade de uma análise química do fio de latão, a fim de caracterizar o material. Além disso, esta análise pré-fundição seria interessante para fazer a comparação entre os materiais antes e depois do processo de fundição.

Porém, considerando que o processo aplicado não deve causar mudanças na estrutura do material (apenas se for considerado manuseio inapropriado), a equipe decidiu descartar a primeira análise, e sim verificar apenas após a fundição dos fios de eletroerosão.

Figura 1. Foto de tela retirada a partir do site da Intertechnik-EDMⒸ, apresentando os tipos de fio disponíveis. O objeto de estudo está dentro da caixa vermelha, à esquerda. Fonte: <http://www.intertechnikedm.com/site/fios>. Acesso em 05 de out. 2015.

Como alternativa, procuramos informações a partir da empresa produtora do fio, Intertechnik-EDM , da marca EDMCUTⒸ. Sem acesso a informações completas (e logo, não aproveitáveis), entrou-se em contato com a empresa, e aguardando resposta desta para progredir com a análise do latão. Enquanto isso, os membros procurarão informações em outras fontes a fim de entender os parâmetros de fundição gerais para o latão.

Assim, o próximo passo  (enquanto o aguardo da empresa) é analisar as propriedades gerais das ligas de cobre-zinco existentes e comparar do material em estudo. Além disso, estudar sobre métodos de usinagem para criação do corpo de prova, a fim de caracterizar o material utilizado, também será um tópico pendente para progresso.

Atualizaremos vocês mais sobre nosso progresso semanalmente!

Obrigado pela atenção!

Atenciosamente,
Equipe Solarium Engenharia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário