Projeto Integrador

Projeto Integrador

sábado, 7 de novembro de 2015

Atualização Semanal - Projeto e Entregas

Olá, visitantes do Blog!

Esta semana, falaremos sobre o progresso semanal adquirido por nossa equipe durante esta quinta semana do Projeto Integrador.

Nesta semana, fomos incumbidos de entregar os relatórios correspondentes à caracterização do material. Com os resultados dos testes anteriores em mãos (conforme figura abaixo), colocamos os dados em tabela para levarmos à análise.

Figura 1. Gráficos de tensão-deformação, apresentando os comportamentos dos Corpos de Prova. Legenda:
CP 1 – gráfico vermelho, corpo de prova número 1; CP 2 – gráfico azul, corpo de prova número 2; CP 3 – gráfico verde, corpo de prova número 3; CP 4 – gráfico azul turquesa, corpo de prova número 4 e CP 5 – gráfico azul escuro, corpo de prova 5.
Fonte: própria.
Os dados, porém, não foram completamente aproveitados; houve uma grande disparidade de dados, como pode ser percebida no gráfico. O erro pode remeter a qualquer diferença nos parâmetros de fundição ou limpeza do latão antes do teste. Junto a isso, o erro de máquina deve ser considerado: o escoamento de alguns corpos não foi detectado, além do apanhe [do sistema] não ter sido suficiente para manter a força contínua no corpo, assim invalidando o teste de um corpo de prova. Assim, foram apenas considerados os corpos CP1 e CP5.

Com os dados anotados, foi estimado o diâmetro máximo de um rebite de 6.667mm. Com cálculos mais avançados, seguindo a teoria de Von Mises e respeitando as especificações definidas pelo Projeto, foi encontrado um resultado de 5.922mm, conforme a Figura 2.
Figura 2. Cálculo do dimensionamento de rebites, através do software MathCad©.
Fonte: própria.

Calculando também o tamanho necessário para a placa que os comportaria através de parâmetros pré-definidos, foi adquirido um valor de 73.177mm.
O próximo passo, então, foi desenhar o sistema resultante no programa SolidWorks© para a simulação dos esforços que seriam exercidos no sistema.

Figura 3. Sistema completo, desenhado no software SolidWorks© para visualização e possível simulação.
Fonte: própria.

Depois disso, os dados documentados nas postagens semanais contribuíram para a construção de dois relatórios:
  • Relatório de Caracterização de Material;
  • Relatório de Projeto de Juntas Rebitadas.
Os mesmos foram formatados, com a simbologia do SENAI CIMATEC© e laboratório TheoPrax© e na formatação ABNT.

Isso é tudo para esta postagem! Esperamos que tenha sido informativa sobre nossos progressos.

Atenciosamente,
Equipe Solarium Engenharia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário