Projeto Integrador

Projeto Integrador

domingo, 22 de novembro de 2015

Atualização Semanal - Molde e Rebites

Olá, visitantes do Blog!

Hoje, acompanharemos os dados acerca do progresso adquirido nesta sétima semana do Projeto Integrador.

Em uma reunião da Equipe Solarium Engenharia, foi discutido o molde para construção do rebite. Será utilizado o Aço ABNT SAE 1020 para moldagem, onde o latão será vazado. Porém, houve uma preocupação acerca da dilatação térmica a partir do resfriamento, gerando deformações e possivelmente comprometendo o produto final. Porém, como a liga ferro-carbono estará a temperatura ambiente e o latão fundido, haverá um diferencial de temperatura que corresponderá a calor. Esta transferência acaba ocasionando a dilatação da primeira e redução volumétrica da segunda [liga], assim causando uma folga quanto ao espaço ocupado pelo latão fundido. Durante o resfriamento, então, concluiu-se que não haveriam tensões internas no sistema final.

Ainda em consideração com o resfriamento, ocorre um fenômeno chamado "rechupe". Ele consiste na contração volumétrica de um metal fundido enquanto ele solidifica, assim gerando um volume sólido menor que o volume líquido original. Para que o rebite fundido não possua um volume menor que o estipulado, considera-se a utilização de um "massalote" (um alimentador de material fundido que resfria mais lentamente). O fator de segurança, definido como 3 pela Equipe, compensa alguns parâmetros não bem definidos quanto ao material fundido. Logo, ocorre um excesso de material que garante nenhuma perda no resultante.

Esta semana, foi analisado, revisado e entregue o Relatório de Projeto de Fabricação do Molde dos Rebites de Latão. De acordo com Garcia (2007), "a contração volumétrica total consiste na razão entre a diferença do volume líquido e sólido finais". Calculadas essas contrações, foi possível encontrar o volume de rechupe, conforme a Figura 1.

Figura 1. Captura de tela representando o cálculo do volume de rechupe, considerando dados encontrados de contração volumétrica. Foi utilizado o software MathCad Prime 3.1.
Fonte: própria.
Com o valor da altura do rechupe e comprimento do rebite, a altura do rebite foi calculada a partir da Equação XX demonstrada na Figura 2. Como antes citado, o coeficiente de segurança foi envolvido no cálculo da altura.

Figura 2. Captura de tela representando o cálculo da altura de rechupe e altura total. Foi utilizado o software MathCad Prime 3.1.
Fonte: própria.

 Foi definido que o rebite teria um volume maior, quando criado, para que a segunda cabeça pudesse ser conformada pela Equipe. Assim, o rebite final estaria pronto para ser tensionado.

Figura 3. Desenho do molde interno, e o posicionamento dos rebites.
Fonte: própria.


Esperamos que tenha sido informativo para vocês!

Atenciosamente,
Equipe Solarium Engenharia

Nenhum comentário:

Postar um comentário